


O trabalho com música desenvolvido na comunidade da Grota do Surucucu em Niterói está completando 24 anos em 2020.
Hoje em dia atende anualmente cerca de 1000 crianças e jovens que todos os anos procuram o Espaço Cultural da Grota e os cerca de 15 Núcleos de multiplicação do projeto que foram criados para atender a demanda de outras regiões da cidade e em cidades vizinhas. Nos núcleos mais de 300 crianças e jovens iniciam todos os anos o aprendizado e muitos acabam se profissionalizando.
Muitos desses jovens hoje atuam como professores e monitores no nosso e em outros projetos na rede escolar pública e privada do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.
Um grande número deles entraram para as Universidades e continuaram seus estudos e produziram vários trabalhos acadêmicos.
Relação de trabalhos acadêmicos
Doutorado
UMA VIVÊNCIA EDUCACIONAL EM PROJETO CULTURAL: A PERCEPÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA
ADRIANA MIANA DE FARIA UNIRIO 2018 clique aqui
Mestrados
INDÚSTRIA CULTURAL E FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O ESPAÇO CULTURAL DA GROTA A PARTIR DE THEODOR ADORNO
TAMIRES DIAS DOS SANTOS UFF 2016 clique aqui
ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA: SUBJETIVIDADES EM CONCERTO
ANA CRISTINA GUIMARÃES RICHA UFF 2005 clique aqui
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES: JOVENS E RESISTÊNCIAS NO CONTEMPORÂNEO
ALESSANDRA SPERANZA LACAZ UFES 2011 clique aqui
METODOLOGIA SUZUKI: UMA APLICAÇÃO PARA CONTRABAIXO À MODA BRASILEIRA.
NATÁLIA IZA TELES TERRA UFRJ 2014 clique aqui
(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO: APORTES POSSÍVEIS A PARTIR DE UMA ANALISE DE PROJETOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES EM CONTEXTOS POPULARES NO CHILE E NO BRASIL.
GILDA KATHERINE MUÑOZ CIFUENTES UFF 2016 clique aqui
MUSIC FOR PEACE: IN THE CONTEXT OF BRAZIL
DANIELLE WILLIAMS HAVARD 2016 clique aqui
O ENSINO DA HARPA EM PROJETOS SOCIAIS: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA- RJ
GUSTAVO JIMENEZ PEREIRA 2019 clique aqui
TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso
A FLAUTA DOCE COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO MUSICAL
O PROJETO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA CONEXÕES CURRICULARES DO APRENDER
MARIVANI DA COSTA CORDEIRO UFF 2017 clique aqui
CAMERATA LARANJEIRAS COMO ESPAÇO DE APERFEIÇOAMENTO ARTÍSTICO E PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO
TIAGO COSMO DA SILVA CBM-UNICBR 2018 clique aqui
MAESTRO AO PÉ DA LETRA: um estudo de caso sobre o trabalho como regente na Orquestra de Cordas da Grota.
WAGNER MENDONÇA GADELHA UFRJ 2014 clique aqui
O ENSINO DA FLAUTA DOCE NO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANDERSON PEREIRA DA SILVA CBM 2011 clique aqui
A ARTE MUSICAL COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA
ALEXANDRA SEABRA MELO OLIVEIRA CBM 2011 clique aqui
FORMAÇÃO MUSICAL NO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA: CONSTRUINDO O EDUCADOR MUSICAL
IGOR SIQUEIA DE OLIVEIRA UNIRIO 2015 clique aqui
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA MÚSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO CULTURAL DA GROTA
THIAGO SE SOUZA MONTEIRO UNIRIO 2016 clique aqui
A MÚSICA E OS RITMOS DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: INVENTAR O PRESENTE, RECRIAR O PASSADO, REINVENTAR O FUTURO.
MARCIO PAES SELLES, SANDRA CABRAL, KELY PINHEIRO clique aqui